Sobre

Este blog faz parte do projeto Arquitetura da Gentrificação (AG)*, encabeçado pela jornalista Sabrina Duran e realizado em parceria com a Repórter Brasil.

O projeto tem como objetivo mapear os processos de “higienização” (gentrificação) na região central da capital paulista adotados durante as duas últimas administrações municipais (Serra-Kassab). Além desse mapeamento, serão investigados os impactos desse processo e formas de resistência, não só à época das gestões Serra-Kassab, como também processos de higienização que ocorrem nos dias de hoje.

O AG foi financiado coletivamente por mais de 300 pessoas interessadas no tema.

Este blog tem um papel essencial no contexto da investigação que estamos desenvolvendo. Aqui nós abrimos semanalmente nossa apuração, divulgamos áudios e fotos de audiências, manifestações e debates dos quais participamos, fontes bibliográficas que pesquisamos, vídeos, além de breves análises sobre possíveis caminhos de investigação.

A ideia de abrir a apuração é estreitar a comunicação com o leitor apresentando a ele os meandros da busca da informação e, dessa forma, radicalizar a transparência e o compromisso com o interesse do público. A transparência potencializa nossa independência.

Este é também um canal (além do Twitter @gentrificacao e do facebook.com/gentrificacao) que criamos para a comunicação com o público. Estamos abertos a sugestões, ideias e críticas que nos ajudem a realizar o projeto da melhor maneira possível.

Para entrar em contato, escreva para: [email protected] / [email protected]

* o site do projeto ainda está sendo criado. nele serão colocadas todas as reportagens, fotos, vídeos e infográficos produzidos. assim que o site ficar pronto, este blog será alocado dentro dele, e continuará existindo da mesma maneira.

3 ideias sobre “Sobre

  1. Alex Magalhães

    Os tópicos noticiados do blog transparecem uma postura política interessante e o título põe em tela um problema da ordem do dia. No entanto, em nome da transparência – corretamente reivindicada na apresentação – seria bom que dela também constasse quem são os autores e executores do projeto ali mencionado (quem é o “nós” ali falado), bem como em que consiste esse projeto. Essa é a minha sugestão.

  2. Laercio Lico Junior

    Gostaria de saber quem são vocês, que projeto e investigação são essas. O tema que dá nome ao site (tive que procurar seu significado, nunca tinha ouvido essa palavra) é interessante.

  3. Sabrina Duran Autor do post

    Alex e Laércio, muito obrigada pelo apontamento de vocês. De fato, faltava essa informação importante sobre quem somos e o que é o projeto. Estas informações estarão, sem dúvida, no site do projeto, que ainda está sendo produzido.

    Isso não elimina, contudo, a necessidade de tê-las aqui no blog, que continuará existindo dentro do site.

    Obrigada mais uma vez.

    Abraço,

    Sabrina

Os comentários estão fechados.